• Post category:Notícias

O Brasil passa por um novo momento da indústria do petróleo e naval. A oportunidade de descomissionar suas unidades offshore tem gerado uma perspectiva de movimentação de até R$ 26 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos.

Na costa brasileira há um total de 158 plataformas das quais 41% têm mais de 25 anos de operação e apresentam potencial para serem descomissionadas. O processo de descomissionamento envolve uma série de atividades desde o encerramento da produção do poço, remoção dos equipamentos subsea, remoção da plataforma, reciclagem dos ativos, controle dos materiais perigosos e destinação final.

Dado que o Brasil é signatário das convenções da Organização Marítima Internacional (IMO), deve-se se realizar no país a remoção total da unidade de produção. Além disso, recentemente a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou uma resolução visa orientar a atividade de descomissionamento.

Paralelamente ao descomissionamento, existe também outro mercado potencial para o setor naval que se refere a reciclagem de navios. A reciclagem de navios tem ganhado destaque nos últimos anos no Brasil, em função da redução das atividades de construção. Adicionalmente, esta atividade também se integra ao conceito de economia circular, uma vez que é necessário reciclar ativos, reinserir no mercado os materiais com potencial de reutilização, gerenciar resíduos e garantir a destinação final.

Considerando o cenário atual brasileiro com o potencial destes dois mercados é que a Universidade Federal Fluminense – Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda criou o curso de aperfeiçoamento de curta duração intitulado “Descomissionamento Offshore e reciclagem de navios e plataformas” com carga horária de 40 horas, sendo 24 horas presencial online e 16 horas a distância para desenvolvimento de atividade complementar. Este curso está dentro de um pacote de cursos de formação executiva oferecidos pela instituição.

O curso será ministrado de maneira remota às sextas-feiras (18:00 às 22:00 horas) e sábados (8:00 às 12:00), por meio da Plataforma ZOOM, e contará com o Presidente do Cluster Tecnológico Naval do RJ como um de seus palestrantes. A ocorrência será quinzenal com início em 23/10/2020 às 18:00 horas, conforme o cronograma abaixo.

Para fazer sua inscrição no curso:

Acesse o site: https://www.fexuff.com.br/

Inscrições pelo WhatsApp: (24) 98175-0747

Email: [email protected]