• Post category:Notícias

A Atech, empresa do Grupo Embraer e associada ao CTN-RJ, inaugurou um novo escritório no Rio de Janeiro (RJ) no dia 25 de outubro, resultado de sua estratégia para potencializar a presença junto a clientes da região e acomodar as atividades da empresa em um único local, considerando os seus setores de atuação. O foco inicial de sua operação é o Programa Fragatas Classe Tamandaré. A unidade possui amplas instalações, com infraestrutura moderna e laboratórios para integração e testes de sistemas, e ambiente de treinamento.

A cerimônia de inauguração contou com a participação do Diretor Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; do Almirante de Esquadra llques Barbosa Junior; do Diretor-Presidente da EMGEPRON; do Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Júnior; da presidente da Comissão Especial de Indústria Naval, de Offshore e de Petróleo e Gás, Deputada Estadual do Rio de Janeiro Célia Jordão; do Diretor-Presidente da Associação do Cluster Tecnológico Naval Contra-Almirante (RM1-IM) Walter Lucas da Silva; do Diretor-Presidente da Atech, Edson Carlos Mallaco; e do Diretor de Negócios da Atech – Defesa & Segurança, Giacomo Feres Staniscia, entre outras autoridades e convidados, como as empresa parceiras Embraer, Thyssenkrupp Marine Systems e SPE Águas Azuis.

“A inauguração do novo escritório da Atech no Rio de Janeiro é um marco relevante da empresa em sua participação no Programa Fragatas Classe Tamandaré, um dos mais importantes programas estratégicos da Marinha do Brasil. Como parte integrante da SPE Águas Azuis, estaremos prontos para suportar as demandas planejadas das próximas etapas do programa”, disse Edson Mallaco, presidente da Atech, durante o evento de inauguração.

No novo espaço serão conduzidas diversas atividades do programa, com destaque para os processos de integração e testes dos principais sistemas das novas fragatas, o CMS e IPMS. Também estão sendo instalados no novo escritório ambientes de integração e testes para o CMS (LIT – Laboratório de Integração e Testes), e IPMS (LBTF – Land Based Test Facility, em inglês), onde serão realizados testes nos simuladores dos principais equipamentos do navio junto aos seus sistemas, além de um ambiente de treinamento que utilizará ferramentas do tipo Computer Based Training System (CBTS). O escritório também possibilitará interações que acontecerão entre os times da Atech, da Marinha e dos demais parceiros envolvidos no processo de construção das fragatas.

A praticidade e proximidade entre a Atech e a gestão do Programa Fragatas Classe Tamandaré foi enfatizada no evento pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante Edesio.

“A infraestrutura aqui projetada, que será também espelhada em instalações da Marinha do Brasil quando totalmente concluída, permitirá não apenas a fiscalização técnico-contratual e o acompanhamento pari passu pela EMGEPRON da qualidade e conformidade da evolução do projeto do software, mas, notadamente, possibilitará uma absorção tecnológica com maior dimensão e valor agregado para os representantes da Marinha”, destacou o Vice-Almirante durante seu discurso no evento.