• Post category:Notícias

O Cluster Tecnológico Naval (CTN-RJ) participou do 1º seminário EcoMar, que faz parte das comemorações dos 450 anos da cidade de Niterói. O evento foi uma iniciativa da  Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), juntamente com a Prefeitura de Niterói.

O seminário contou com a presença e participação de mais de 200 pessoas, e entre alguns dos temas que foram debatidos, destacam-se: a Importância do Petróleo e do Gás, com destaque para a Economia Azul, a história de Niterói com a indústria offshore, e perspectivas para a indústria naval e offshore através de Niterói. Os debates aconteceram com a presença de representantes do Pier Mauá, Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Companhias Docas, representantes do Porto de Niterói entre outros. Além disso, também foi abordada a relevância dos pilares que sustentam atividades nessas estruturas portuárias, como a engenharia naval, a logística, os serviços de suprimentos às navegações.

O seminário teve a mesa de abertura composta por Luiz Césio Caetano Alves, vice-presidente da Firjan, Juliana Ventura (Sebrae), Walter Lucas da Silva, diretor-presidente do  Cluster Tecnológico Naval do Rio, e o subsecretário da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto, representando o secretário Hugo Leal.