• Post category:Notícias

A edição de 2022 da Navalshore contou com a presença de empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor naval/off shore. O Cluster Tecnológico Naval estreiou com um estande onde oito de suas empresas associadas: DTA Engenharia, EBSE Engenharia de Soluções, EMGEPRON, NUCLEP, PhDsoft, Recigases, SAAB e SKM, puderam expor seus produtos e serviços, apresentado à ilustres autoridades da Marinha do Brasil e de empresas. Além disso, outras associadas também participaram em estandes próprios: Ghenova, Sintech, Tidewise, Radiomar e MacNor.

No ciclo de palestras, o Cluster participou com a apresentação do Vice-Almirante Brasil (EMGEPRON), falando sobre o Projeto Nacional de 500 toneladas (NPa 500-BR), despertando grande interesse e expectativa para mais este projeto da Marinha do Brasil e EMGEPRON que fará parte do ambiente do Cluster. O Alte Brasil ressaltou que além de mais um avanço para o setor de defesa brasileiro, o plano é expandir para outros mercados após a consolidação do produto no Brasil, em especial aos países vizinhos, em função de contatos que já estão ocorrendo.

O Diretor da empresa associada Recigases, Filipe Colaço, mostrou uma nova visão de mercado para os fluídos refrigerantes. Tendo afirmado que o descarte errôneo dos gases é extremamente prejudicial ao meio ambiente, sendo a sua melhor gestão um dos meios de redução do aquecimento global. Para isso, a empresa trabalha com a regeneração desses gases, que ao serem reaproveitados possuem a mesma função que tinham anteriormente, com um custo consideravelmente menor, isto principalmente porque todo gás refrigerante usado no Brasil é importado.

Finalizando, o Almirante Walter da Silva, diretor-presidente do Cluster, apresentou as oportunidades de negócios para as empresas, como também o trabalho do Cluster em conjunto com governo, academia e empresas como forma de impulsionar e alinhar as necessidades de um setor importante não só para o estado do Rio de Janeiro, como para o Brasil. Apresentou os diversos links já estabelecidos entre as empresas associadas e as sinergias para negócios entre as empresas. Divulgou a assinatura de Memorando de Entendimentos com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Institucionais do Rio de Janeiro com o propósito de contribuir com os estudos que estão sendo realizados para transformar o ex-estaleiro Caneco no Complexo Pesqueiro do Rio de Janeiro, de forma a gerar mais emprego e renda em benefício da sociedade.