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À medida que o comércio e o comércio exercem cada vez mais pressão sobre o ecossistema marinho, os clusters marítimos podem oferecer uma maneira de as empresas que dependem dos mares trabalharem juntas para expandir a lucratividade e proteger o meio ambiente.

Mais de 90% dos fluxos comerciais globais envolvem transporte marítimo, e a indústria naval é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Nos últimos anos, a indústria marítima tomou mais medidas para garantir a saúde do ambiente oceânico do qual depende. Além dos regulamentos de emissões IMO 2020, que afetam a indústria naval em todo o mundo, muitas autoridades locais também introduziram seus próprios regulamentos e políticas ambientais.

Equilibrar as demandas dos negócios com as preocupações ambientais não é fácil – especialmente em um setor como o transporte marítimo, que tem margens de lucro muito apertadas. Os clusters marítimos podem ser uma forma de as empresas do setor trabalharem juntas para promover a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, atender às demandas dos consumidores e mercados.

Clusters marítimos
Clusters marítimos são simplesmente um grupo de empresas nas indústrias marítimas localizadas nas proximidades. Jacob K. Clasen, diretor executivo da Danish Shipping, define clusters marítimos como “conjuntos naturais de diferentes tipos de atividades marítimas” que surgem para beneficiar todas as partes. Frequentemente, as empresas em um cluster estão ligadas por relações comprador-fornecedor, operando juntas como parceiras.

Embora os clusters marítimos sejam encontrados em todo o mundo, sua estrutura e objetivos variam de acordo com a geografia. A nível internacional, o Conselho Mundial dos Oceanos – a Organização Global de Negócios e Investimentos da Economia Azul – reúne todas as indústrias relacionadas com o oceano numa aliança de liderança para a Responsabilidade Corporativa dos Oceanos desde 2009 e produziu um white paper sobre este tema em fevereiro de 2018.

De acordo com Paul Holthus, presidente fundador e CEO da WOC, muitos clusters europeus “são frequentemente bem estruturados para olhar para a competitividade global, realmente fornecendo uma plataforma que liga os interesses estratégicos nacionais de nível marítimo aos interesses de seus governos no desenvolvimento econômico”.

“Para as economias asiáticas menores e dinâmicas, como Cingapura”, diz Holthus, “também foi uma evolução muito natural da hélice tripla entre a indústria, o governo e as comunidades de pesquisa que foi capaz de desenvolver rapidamente a colaboração, facilitada por políticas nacionais”.

Holthus observa que existem algumas distinções em como os clusters estão se desenvolvendo em países asiáticos maiores. “Para os países asiáticos maiores, talvez seja mais desafiador criar semelhanças e dinâmicas em nível nacional e, portanto, os clusters estão surgindo mais no nível dos principais centros marítimos”, diz Holthus.

Clusters no Oriente Médio enfrentam outros desafios, de acordo com Holthus. “A importância do setor petrolífero talvez tenha significado menos necessidade de ter um cluster multissetorial em uma área que historicamente depende de uma única indústria relacionada ao mar. Isso pode ter reduzido os incentivos para competitividade e inovação, mas isso está mudando rapidamente à medida que os clusters marítimos parecem estar se desenvolvendo na região”.

Holthus diz que, independentemente da região, há um entendimento de que os clusters são importantes para o crescimento e, cada vez mais, para o desenvolvimento sustentável.

“O reconhecimento comum é que os clusters são uma grande parte do futuro na resposta aos desafios econômicos e ambientais. As pessoas estão olhando para os clusters em nível subnacional, nacional e internacional como uma forma de promover os negócios, identificar oportunidades, estimular inovações e enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, e o WOC está auxiliando nisso em todo o mundo”, diz Holthus.

Benefícios de aderir ao Cluster
Os clusters marítimos oferecem uma série de benefícios às empresas que os constituem. Principalmente, eles criam vantagem competitiva ao facilitar relacionamentos mutuamente benéficos entre as empresas do cluster. Isso, por sua vez, leva a benefícios comerciais e ambientais, incluindo renda e níveis de emprego mais altos, padrões sustentáveis ​​de consumo e produção e apoio a indústrias adjacentes que também apóiam o desenvolvimento sustentável geral. Como exemplo, Clasen observa que o sucesso do cluster marítimo dinamarquês levou a um número recorde de fretamentos sob a bandeira dinamarquesa. Hoje, a Dinamarca tem a quinta maior frota comercial do mundo.

Clasen argumenta que o sucesso da frota dinamarquesa hoje é diretamente atribuível aos planos estabelecidos para o cluster marítimo dinamarquês já em 2020. Nos últimos 15 anos, a estratégia de cluster marítimo da Dinamarca foi desenvolvida por três estrategistas de crescimento marítimo responsáveis ​​pelo desenvolvimento do cluster marítimo políticas. “Portanto, você não tem um instituto individual estabelecendo uma política de cluster marítimo. É um esforço contínuo olhar para as várias partes do cluster e ver o que podemos fazer para o desenvolver”, afirma. “Esse amplo foco do governo é necessário para desenvolver um cluster marítimo.”

Crucialmente, os clusters marítimos fornecem acesso ao know-how, de acordo com Clasen. Quando as empresas estão localizadas próximas umas das outras, é mais fácil compartilhar conhecimento e melhores práticas ou recrutar as pessoas certas.

“Todas as coisas sendo iguais”, diz Clasen, “é mais fácil manter uma relação de trabalho com alguém que está perto de você”.

Importância crescente
Dadas as implicações de muitos problemas marítimos em toda a indústria, há um papel claro para os clusters marítimos desempenharem para facilitar a colaboração em toda a indústria.

“Muitos problemas – como a busca por um navio neutro para o clima e soluções para outros desafios ambientais – precisam ser resolvidos por meio da colaboração e das diferentes partes de um cluster trabalhando juntas”, diz Clasen. “Os solucionadores de problemas mais eficazes serão os que colherão os benefícios de estar em um cluster marítimo.”

Fonte: Wartsila