• Post category:Notícias

No dia 19 de maio, foi assinado o contrato de gerenciamento do Projeto Executivo do Período de Manutenção do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, entre o Comando da Força de Superfície e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON).

A iniciativa é decorrente da decisão do Almirantado de realizar a revitalização do navio em três fases, sendo a primeira, com foco em serviços nas áreas de estruturas navais, máquinas e navegação.

Estima-se que o início das obras ocorra nos primeiros meses do 2º semestre de 2023 e termine após três meses.

A EMGEPRON conduzirá um processo licitatório nacional, a fim de contratar um estaleiro para realizar os principais serviços: docagem, substituição de chapas das obras vivas e mortas; tratamento e pintura dos tanques de lastro; reestruturação do tanque de colisão avante; substituição de redes e válvulas; modernizações técnicas do Ecobatímetro e do Sistema de Proteção Catódica; e revisões das linhas de eixo e Hélices de Passo Controlável, a um custo máximo de 23,6 milhões de reais.

Por suas características distintas, o retorno do “São Bernardo” a plena operatividade é muito aguardado. Espera-se que retome rapidamente a capacidade de realizar Transferência de Óleo no Mar, aumentando a característica de permanência da Esquadra.

Estavam presentes na assinatura do contrato o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1) Edesio Teixeira Lima Júnior, o Diretor Comercial da EMGEPRON, Vice-Almirante Flavio Macedo Brasil, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Rudicley Cantarin, e o Comandante do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, Capitão de Fragata Telmo Paiva Oliveira.