• Post category:Notícias

No dia 28 de outubro, o governador Cláudio Castro sancionou o decreto que institui a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (Cedemar). A comissão, que está vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Rio de Janeiro, será responsável pela elaboração de políticas públicas com o objetivo de fomentar segmentos ligados à Economia do Mar.

“Estamos dando a merecida importância ao setor”, afirma o governador Cláudio Castro. “Com a criação da Cedemar, o Rio passa a ser o primeiro estado brasileiro a contar com uma estrutura estratégica para desenvolver um segmento específico que representa uma vocação natural e cerca de 44% do PIB estadual”, reforça o governador.

Representando a Marinha, o diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, afirmou que “O estado do Rio de Janeiro conta com infraestrutura e um complexo de construção naval únicos, que podem compor com outras vertentes econômicas, oferecendo um mar de oportunidades para o Brasil”.

O Cluster Naval Tecnológico participará da Comissão através de um representante, junto com a Alerj, Firjan, Sebrae, Fecomércio, UERJ, UFRRJ, IFF, e representantes dos setores de infraestrutura e logística, de óleo e gás, do turismo e da pesca no estado.