• Post category:Notícias

A 13ª edição do LAAD Defense & Security ocorreu entre os dias 11 a 14 de abril no Rio de Janeiro. O Cluster Tecnológico Naval esteve presente no estande C50 – Pavilhão 2, além de diversas das nossas empresas associadas. Um destaque do evento foi a assinatura de Memorando de Entendimento da associada Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) com a Marinha do Brasil (MB), o Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa (CASLODE-MD), O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Águas Azuis Construção Naval SPE e POLAR 1 Construção Naval SPE, com o objetivo de estabelecer uma Câmara de Nacionalização para fortalecer o desenvolvimento do Conteúdo Local dos Programas Estratégicos da Marinha.

Dentre os principais benefícios da criação da Câmara, estão o fomento a cooperação, o fortalecimento da indústria nacional, a capacitação e desenvolvimento de recursos humanos e o fomento à inovação tecnológica. O Coordenador-Geral de Programas Estratégicos da EMGEPRON, o Vice-Almirante Pontes Lima, afirmou que a Câmara de Nacionalização é crucial para garantir o cumprimento dos índices de conteúdo local exigidos pelos contratos das fragatas classe Tamandaré e do Navio de Apoio Antártico (NApAnt). Além disso, o BNDES é um parceiro importante na verificação do conteúdo local desses contratos estabelecidos, juntamente com as associações de classe como o Cluster Tecnológico Naval (CTN-RJ) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

Conforme a Minuta do Memorando, para além do CTN-RJ, as outras partes signatárias foram a ABTelecom, a  Associação Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e Offshore de Rio Grande e Entorno (APL Marítimo RGS), Associação Brasileira de Indústria Elétrica Eletrônica (ABINEE),  Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (COMDEFESA FIESC), e Câmara Setorial de Equipamentos Navais e Offshore CSENO representando a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Fonte: Defesa Aérea e Naval