• Post category:Notícias

No dia 14 de Outubro, às 19 horas, o CTN-RJ foi convidado pela Liga Naval para debater sobre “O Futuro da Economia do Mar”. O evento foi transmitido pela plataforma do YouTube, na série “Em Casa Com a Liga”. Segundo diferentes estudos, o PIB das atividades relacionadas ao mar – “PIB do Mar” – corresponde a uma parte considerável do PIB de alguns países. No caso brasileiro, segundo a professora Andrea Carvalho, esse PIB corresponde a 18,3%. Assim, em sua apresentação, o Diretor Presidente do Cluster, Contra-Almirante da Silva, ressaltou a importância mundial da economia do mar e como a cooperação internacional se faz necessária para o maior entendimento dos oceanos e seu potencial.

Em seguida, foram abordadas as estratégias brasileiras que visam apoiar a economia do mar, elevando a competitividade da economia, como: as “Estratégias Federais para o Desenvolvimento Brasileiro” e o “Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040)”. O Almirante também trouxe à tona a vocação marítima do estado do Rio de Janeiro, dando ênfase para as ações do CTN-RJ que têm buscado impulsionar a economia do estado a partir dessa vocação, criando um espaço de debate e cooperação entre indústria, governo e academia. Um exemplo foi a proposta feita pelo CTN-RJ ao Governo de criar no estado do Rio de Janeiro uma comissão para tratar somente sobre assuntos do mar. Esse órgão coordenaria as operações de promoção à economia do mar.

Ao final de sua apresentação, o mesmo expôs planos de um futuro próximo para a economia do mar, como o Navio a vela OceanBird, da Suécia, que visa reduzir as emissões poluentes em até 90%, a fim de trazer um desenvolvimento sustentável. Além disso expôs o conceito de E-Navigation, uma navegação aprimorada, que tem por objetivo garantir maior segurança na navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, além de prevenir a poluição hídrica por embarcações.

É possível assistir a live completa no link.