• Post category:Notícias

A PhDsoft e a Shell Brasil renovaram o contrato para o desenvolvimento do FPSO Digital Twin, gêmeo digital utilizado para gerenciar a integridade de estrutura de FPSOs, plataformas flutuantes de produção e armazenamento de petróleo – em inglês, floating production storage and offloading.

O FPSO Digital Twin permite o mapeamento, a simulação e a antecipação do processo corrosivo das plataformas que geralmente estão localizadas em ambientes suscetíveis a fenômenos naturais, como tempestades, ventanias e maresia, o que aumenta a velocidade da corrosão de suas estruturas.

Por meio da tecnologia digital twin (em português, gêmeo digital), o software consegue simular tais estruturas e promover análises avançadas sobre a influência que os fenômenos naturais podem ter sobre as plataformas, promovendo a redução dos custos com manutenções corretivas e a identificação de possíveis problemas de forma mais assertiva.

“Temos uma parceria de longa data com a Shell Brasil. O primeiro contrato se concentrava na migração da tecnologia para a nuvem. Agora vamos nos dedicar a desenvolver funcionalidades mais sofisticadas que envolvem cálculos usando elementos finitos e hidrodinâmica rodando em computadores de alta performance”, explica Duperron Marangon Ribeiro, CEO da PhDsoft, empresa de engenharia e tecnologia que desenvolve, há mais de 25 anos, a tecnologia de gêmeos digitais.

Reconhecimento internacional

A parceria entre a PhDsoft e a Shell Brasil é reconhecida internacionalmente. No ano passado, a utilização do FPSO Digital Twin foi mencionada como um dos mais significativos casos de inovação pelo B20 Summit, fórum global de líderes que apresentou propostas de comércio, inovação e transformação digital para sustentabilidade para o G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo.

Fonte: PhDSoft