O Plano Estratégico do CTNRJ considera três conceitos-chave:

É a área da ciência econômica responsável por identificar e mensurar os setores econômicos direta ou indiretamente relacionados aos recursos e atividades provenientes e destinados ao mar  (CARVALHO, Andrea. Economia do Mar. 2018).

São aglomerações de empresas organizadas em uma lógica própria de cadeia produtiva e mercado, articuladas para ações de cooperação, capacitação e desenvolvimento mútuo integrado, com apoio de instituições diversas conforme as competências básicas necessárias a esse desenvolvimento. 

Os Clusters se caracterizam por um número significativo de empreendimentos e de indivíduos que atuam em torno de uma atividade produtiva predominante, que compartilhem formas percebidas de cooperação e algum mecanismo de governança, podendo incluir pequenas, médias e grandes empresas.

Refere-se a um conjunto de interações entre a academia, a indústria e o governo, para promover o desenvolvimento econômico e social, baseado no conhecimento(1).

(1) ETZKOWITZ, Henry; LEYDESDORF, Loet. The Triple HelixUniversity-Industry-Government relations: A laboratory for Knowledge Based economic development. EASST Review, Vol. 14, No. 1, 1995