• Post category:Notícias

O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, em comemoração ao seu aniversário e em especial à celebração do Dia da Amazônia Azul, realizará com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), nos dias 17 e 18 de novembro, o Seminário Internacional: “Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades”, on-line, transmitido pelo canal YouTube, das 09h às 18h.


O estabelecimento da Década dos Oceanos, 2021/2030 pela ONU, tem impulsionado a elaboração de planejamentos e a implantação de iniciativas que fortalecem a Economia Azul, o que envolve espaços oceânicos em relevantes variáveis políticas, estratégicas, econômicas, tecnológicas e ambientais. Portando, dada a importância da Economia Azul para a atividade produtiva e para o desenvolvimento nacional e internacional o Seminário Internacional contará com representativa participação de instituições de excelência e de distintas personalidades, tais como: Comandante da Marinha, ANP, BNDES, IBP, Petrobras, Transpetro, Escritórios de Advocacia, King’s College London, International Maritime Organization, ALERJ, Gov. do Estado do Rio de Janeiro e o velejador Lars Grael entre outras.


Na abertura do Seminário, o Comandante da Marinha – Autoridade Marítima Brasileira – Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos será o KeyNote Speaker, dando início aos seguintes Painéis:
Dia 17 de novembro – Link: https://bit.ly/economia-azul-17-11-22
1o. Painel – Economia Azul: Participação na Economia Nacional;
2o. Painel – Planejamento Espacial Marinho – Comissão Interministerial de Recursos do Mar;
3o. Painel – Capacitação Profissional: Realidades e Desafios; e
4o. Painel – Ordenamento Jurídico, Desafios Regulatórios e Impactos na Capacidade Logística do Brasil.


Dia 18 de novembro – Link: https://bit.ly/economia-azul-18-11-22
5o. Painel – Desafios e Perspectivas Internacionais;
6o. Painel – Oportunidades e capacidades Logísticas do Brasil; e
7o. Painel – Desafios Nacionais e Estaduais e Novos Negócios.
Ao final, será realizada uma Mesa Redonda consolidando as Perspectivas e Oportunidades em função dos painéis apresentados, concluindo os trabalhos do Seminário Internacional.


Mais informações em: https://bit.ly/seminario-internacional-economia-azul