Cluster Tecnológico Naval

English EN Italian IT Portuguese PT

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Em comemoração ao seu 3o aniversário e em especial à celebração do Dia da Amazônia Azul, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), realizará o Seminário Internacional: “Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades”, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, das 09h às 18h (horário de Brasília), em formato ONLINE.

O evento tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre os desafios para o desenvolvimento e oportunidades da Economia Azul, com a participação de importantes nomes do país e do exterior.

Assista o dia 17.11 em: https://bit.ly/economia-azul-17-11-22
Assista o dia 18.11 em: https://bit.ly/economia-azul-18-11-22

Em comemoração ao seu 3o aniversário e em especial à celebração do Dia da Amazônia Azul, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), realizará o Seminário Internacional: “Economia Azul: Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades”, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, das 09h às 18h (horário de Brasília), em formato ONLINE.

O evento tem por objetivo promover uma ampla discussão sobre os desafios para o desenvolvimento e oportunidades da Economia Azul, com a participação de importantes nomes do país e do exterior.

Assista o dia 17.11 em: https://bit.ly/economia-azul-17-11-22
Assista o dia 18.11 em: https://bit.ly/economia-azul-18-11-22

PRESENÇAS CONFIRMADAS

  • VP do Departamento de Embarque e Offshore DNB da Noruega
  • CFO Aker AS da Noruega
  • CEO Lorentzen Skips AS uma empresa de navegação norueguesa que controla Suezmax Tankers e Panmax Bulkers, além de proprietários indiretos de Semi Drilling Rigs
  • Fundador e Proprietário do Grupo Belleza Capital, proprietário da Pure Car Carries
  • Fundador e principais acionistas do Privatbanken AS, Banco 2 bancos noruegueses de médio porte funcionando como membro do Conselho e Presidente
  • Membro do conselho de várias empresas norueguesas listadas e privadas de transporte marítimo e offshore
  • Atualmente, Presidente das Associações de Armadores de Oslo e Fundação Marítima de Oslo
  • Presidente da Câmara de Comércio Brasil Noruega

Doutor em Direito (UERJ), Mestre em Ciência Política (UFRJ), Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN). Capitão de Mar e Guerra (RM1) da Marinha do Brasil. Ex-Coordenador-Adjunto da CAPES da Área de Ciência Política e Relações Internacionais para Programas Profissionais – 2014-2018. Professor do Programa de Pós-graduação em Estudos Marítimos (Mestrado e Doutorado Profissional). Coordenador-Geral do Observatório de Políticas Marítimas (CAPES/MD) – EGN/UNB/UFCE/FURG. Premiado em 1º lugar no VI Concurso de Teses sobre Defesa Nacional. Autor de diversas obras, como os livros “Reflexões sobre a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar” e “O valor do Mar”.

Possui mais de 25 anos em consultoria dedicada à definição de estratégia e reestruturação de corporações locais e internacionais no setor de energia. Ele é um especialista reconhecido em questões relacionadas à formulação de políticas, desenho de mercado e contribuição regulatória em torno das cadeias de valor de energia, gás natural, combustíveis. Nos últimos anos, dedicado aos desafios e oportunidades associadas à transição energética.

​Antes de ingressar no BCG, Arthur Ramos liderou as práticas de Energia da PwC Strategy &, Booz & Company e A.T. Kearney. Previamente à sua experiência em consultoria, teve experiência gerencial nas áreas econômica e financeira da Eletropaulo.

​​Arthur é mestre em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil, com foco em regulação, incluindo intercâmbio com a Universidade Luigi Bocconi, na Itália. Ele também é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Bruno Caldas Aranha é Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES. É funcionário de carreira do BNDES com ampla experiência nas atividades do Banco, principalmente em Private Equity, Growth Equity, Marketing, Comunicação, Gestão de Estratégia e Agenda ASG. Atuou como Chefe de Gabinete da Presidência do BNDES entre 2019 e 2021 e foi Diretor de Programa no Ministério da Economia, na Secretaria Executiva de Desestatização, Desinvestimento e Mercado – SEDDM, responsável pela gestão, privatização e desinvestimento de participações acionárias da União.

Almirante da Reserva da Marinha do Brasil, na qual serviu por mais de 37 anos, tendo desempenhado diversos cargos e funções, em sua maioria dedicados a assuntos marítimos e internacionais. Ao longo de sua carreira, serviu cerca de cinco anos na região amazônica.

Durante o exercício de sua função na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York, foi responsável pelo assessoramento em todos os assuntos relativos ao mar e à Marinha, efetuou a entrega da Proposta de Delimitação da Plataforma Continental Brasileira (2004) ao representante do Secretário-Geral das Nações Unidas e foi o Coordenador das Resoluções (omnibus) sobre Oceanos e Direito do Mar (2004 e 2005), no âmbito da Assembléia-Geral das Nações Unidas.

Durante o exercício de suas funções no Estado-Maior da Armada, propôs e foi responsável pela elaboração da Estrutura da Autoridade Marítima, integrou vários colegiados em nível federal, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e diversos Comitês Executivos e Subcomissões no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

Subsecretário de Óleo, Gás e Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Estado que é o maior produtor de petróleo, o maior produtor de gás natural e o único estado a gerar energia nuclear do país, além de grande potencial para geração de energia através de fontes solar fotovoltaicas, eólicas offshore, hidrogênio verde e azul, e biogás. Daniel participa junto ao Governo Estadual criando políticas públicas para a melhoria do ambiente de negócios na atração e consolidação de empresas do ramo de óleo, gás e energia no Estado.

Engenheiro de Petróleo pela PUC-Rio, Daniel possui mestrado internacional em Oil and Gas Trade Management, pela Regent´s University London e possui pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. Com experiência profissional na área de energia, trabalhou em empresa de consultoria energética e em empresa de transportes que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível.

Possui artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, além de palestrar em diversos eventos voltados ao setor de óleo, gás e energia.

Representa o Governo Estadual e a Secretaria como conselheiro em diferentes órgãos, visando sempre o fortalecimento e atração de empresas para o Estado do Rio de Janeiro.

 

Professora adjunta de Economia Brasileira na Escola Naval. Mestre e doutora em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo sua dissertação e tese premiadas, respectivamente, pelo Banco do Nordeste e pelo Conselho Federal de Economia. Pesquisadora do Grupo Economia do Mar (GEM). Pesquisa crescimento econômico, economia regional, economia da defesa e economia do mar, com ênfase em análises que utilizam econometria espacial.

Advogado, foi eleito três vezes como Presidente da ABIMDE, duas vezes eleito Presidente do SIMDE e por três vezes Diretor titular da FIESP. Atuou na Condor Tecnologias Não Letais, de 1989 até 2014, exercendo o cargo de Presidente.

Possui mais de 30 anos de experiência nos segmentos de Defesa e Segurança, e atualmente exerce as funções de Presidência do Conselho de Administração da Condor, Presidente do Grupo Smart Power e Presidente do Conselho de Economia da FIRJAN.

Sócio Sênior do Kincaid | Mendes Vianna Advogados.

Godofredo Mendes Vianna possui prática e sólida experiência em Direito Marítimo, Contencioso e Arbitragem, Portos e Infraestrutura, Energia e Óleo e Gás. Reconhecido pelas publicações internacionais Chambers and Partners (edições Global e Latin America), The Legal 500 Latin America e Who’s Who Legal Brazil  como especialista em suas áreas de atuação. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).

ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS: Ex-presidente imediado da Comissão de Direito Marítimo Portuário e do Mar do Conselho Federal da OAB Nacional; Presidente da Comissão de Direito Marítimo Portuário e do Mar da OAB-RJ; Co-Presidente do Comitê de Direito Marítimo e dos Transportes da International Bar Association (IBA); Árbitro Permanente da Câmara de Mediação e Arbitragem e da FGV/RJ; Professor e Coordenador do curso de Direito Marítimo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ); Ordem dos Advogados do Brasil – Rio de Janeiro (OAB/RJ) e São Paulo (OAB/SP); Instituto Ibero Americano de Direito Marítimo (IIDM/BR); International Chambers of Commerce Brazil (ICC BRAZIL); Associação dos Advogados de São Paulo (AASP); Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM).

PUBLICAÇÕES RECENTES: 2022 – PORTOS E TERMINAIS, Capítulo brasileiro da publicação Getting the Deal Through, Londres.

2022 – NAVEGAÇÃO, Capítulo brasileiro da publicação Getting the Deal Through, Londres.

2018 – Livro The Shipping Law Review, Capítulo brasileiro, 4a. Edição, Editora Law Business Research, Londres

2017 – THE NEW YORK CONVENTION AND MARITIME ARBITRATION: A BRAZILIAN AND LATIN AMERICAN PERSPECTIVE, CMI Yearbook  2016.

2017 – A CONVENÇÃO DE NOVA IORQUE E ARBITRAGEM MARÍTIMA: UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA E LATINOAMERICANA, Anuário do Comitê Marítimo Internacional (CMI), 2016.

2017 – PROJETO DE LEI OBRIGA A MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DE COMBUSTÍVEL EM EMBARCAÇÕES, International Law Office, Londres.

2017 – OPOSIÇÃO À PROJETOS DE ENERGIA, International Law Office, Londres.

2017 – PORTOS E TERMINAIS, Capítulo brasileiro da revista Getting the Deal Through, Londres.

2016 – TRANSPORTE/NAVEGAÇÃO, Capítulo brasileiro da revista Getting the Deal Through, Londres.  

Professor Titular de Direito Financeiro do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Acadêmico da Cadeira 44 da Academia Paulista de Direito (APD); Diretor Presidente da ABDF, foi Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo da International Fiscal Association (IFA). Advogado e Parecerista.

Velejador, Medalhista Olímpico em Seul 88 e Atlanta 96 (Bronze na classe Tornado); Bi-campeão mundial nas classes Snipe e Star (1983 e 2015); 12 vezes campeão continental; 32 vezes campeão nacional (sem contar a Vela de Oceano). Foi Secretário Nacional dos Esportes (2001 e 2002); Secretário da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de SP (2003 a 2006); Presidente da Comissão Nacional de Atletas; Presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte (2003 a 2005); Presidente do Conselho Sul-americano do Esporte (2001 / 2002); Superintendente de Relações com Público da Light (Energia Elétrica 2007 / 2008); Superintendente do Comitê Nacional de Clubes (2014 / 2019); Presidente da International Star Class Yacht Racing Association – ISCYRA (2014 / 2017); Idealizador e fundador do Instituto Rumo Náutico – Projeto Grael ( desde 1998); Fundador da Atletas pelo Brasil (desde 2004); Comodoro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – ABVO (2012/2015); Embaixador do Instituto Trata Brasil; Embaixador do Programa Belo Monte Comunidade (desde 2019).

Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval (1980) e em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1986). Possui mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela USP (1991), mestrado em Engenharia Nuclear pelo Institut National des Sciences et Techniques Nucléaires INSTN da Universidade de Paris XI (1993), estágio de pesquisa aplicada (attaché de recherche) no Centre d´Etudes sur la Protection Dans le Domaine Nucléaire CEPN (1994 – 1995), mestrado profissional em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (1996) e doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Escola Politécnica da USP (1999), sendo membro da Academia Nacional de Engenharia (ANE) desde 2018.

É membro do Conselho de Administração da Eletronuclear S.A., tendo sido Diretor‐Presidente de outubro de 2017 a outubro de 2022. Foi anteriormente Diretor Técnico (2017 ‐2018), Diretor de Planejamento Gestão e Meio Ambiente (2014 – 2017) e Assessor Técnico da Presidência (2005 – 2013) da mesma empresa. Membro do Standing Advisory Group on Nuclear Energy SAGNE desde abril de 2010 e do International Nuclear Liability Expert Group INLEX desde março de 2019, ambos da International Atomic Energy Agency IAEA, e membro do Conselho de Administração da World Nuclear Association WNA desde abril de 2016, foi Presidente da Latin American Section da American Nuclear Society LAS/ANS (2016 – 2017) Membro do Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro FIRJAN desde setembro de 2015 e do Conselho Empresarial de Energia da Associação Comercial do Rio de Janeiro ACRJ desde setembro de 2021. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas IPT S.A. (1998 – 2004) e dos Conselhos Deliberativo e Consultivo do Instituto de Engenharia de São Paulo IE‐SP (2002 – 2004). Foi Diretor Técnico Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa AMAZUL S.A. (2013 – 2014), tendo atuado por 20 anos no Programa Nuclear da Marinha (1986 – 2005). No Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo CTMSP, foi Coordenador do Programa de Propulsão Nuclear, Gerente de Projeto do Reator e Primário, Encarregado da Seção Técnica de Arranjo Físico de Instalações e Engenheiro Projetista da Seção Técnica de Sistemas de Submarinos, quando realizou on the job training nas empresas alemães IKL e HDW.

Na área acadêmica, é Professor Colaborador do Programa de Pós‐Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra PPGSID‐ESG desde 2016. No período 1999 ‐ 2005, foi Professor Titular da Faculdade de Administração da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP, Professor Visitante do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da USP, do Programa de Educação Continuada em Engenharia da Fundação para o Desenvolvimento da Tecnologia e Engenharia FDTE, do Programa de Pós‐Graduação em Gerenciamento de
Projetos da Fundação Antonio Carlos Vanzolini FCAV e Professor Adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Grande ABC UNIABC. É autor do livro “Gerenciamento de Riscos e Segurança de Sistemas” (iEditora, 2003 e Frontier India, 2016 – edição em inglês), co‐autor dos livros “Energia Nuclear: do Anátema ao Debate” (Editora SENAC‐SP, 2011), “Energia Nuclear e Sustentabilidade” (Ed. Blucher, 2010), “Gestão da Tecnologia e Inovação; um enfoque prático” (Ed. Saraiva, 2005), organizador do livro “Segurança de Sítios Nucleares” (Capax Dei, 2010) e autor diversos artigos e capítulos de livros nas áreas das engenharias naval, nuclear e de produção, bem como na área de segurança internacional e defesa.

Capitão‐de‐Mar‐e‐Guerra da reserva do Corpo de Engenheiros da Marinha do Brasil, a qual serviu por 30 anos (1975 – 2005), foi chefe de máquinas do Rebocador de Alto Mar Triunfo (1982 – 1983) e do Veleiro Oceânico Cisne Branco (1980 – 1982). Comendador, Oficial e Cavaleiro da Ordem do Mérito Naval (2021, 2017 e 2005), Oficial da Ordem do Mérito Tamandaré (2003) e da Ordem da Engenharia Militar (2004). É Submarinista Honorário (1991) e Cidadão honorário de Angra dos Reis (2009).

Advogada formada pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), especialista em Direito Marítimo, atuando por mais de 15 anos no Escritório Pedro Calmon Filho e Associados.  De 2010 a 2013 foi Superintendente Jurídica da Astromarítima Navegação. Membro do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante e da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da OAB/DF e RJ. 

Em março de 2013 assumiu a Vice-Presidência Executiva da ABEAM. Em junho de 2019 assumiu também a Vice-Presidência Executiva do SYNDARMA, arvorando diversas representações institucionais inclusive na CNT.

Luciana Figueras é advogada e cientista política. Especialista em Gestão Executiva em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ). Diretora de Relações Institucionais Governamentais no Instituto Nacional da Reciclagem – INESFA e Presidente do Instituto Agenda Urbana Brasil.

Luís Fernando Resano é oficial da Marinha da reserva

– Foi Representante do Brasil junto a Organização Marítima Internacional

– É membro do Comitê de Documentação do BIMCO

– Desde julho de 2019 é o Diretor-Executivo da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem – ABAC

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Eduardo Valente Moreira é pós-graduado em Engenharia de Processamento de Petróleo pela UFRJ. Possui MBA Executivo pela COPPEAD (UFRJ). Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, onde atuou como gestor nas áreas de Refino, Gás e Energia e SMS. Na Braskem, foi diretor de Projetos e vice-presidente de Investimentos e Tecnologias Digitais. Atuou como diretor de Serviços da Transpetro e em setembro de 2021 assumiu a presidência da companhia.

Advogado sócio da SMA (Siano e Martins Advogados) gerente da filial de Santos. Correspondente legal de Clube de P&I. Mestre em Processo Civil pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Graduado em Direito pela UFES. Membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual). Foi secretário executivo do IIDM (Instituto Ibero-americano de Direito Marítimo 2014/2015).

Mourad GHORBEL nasceu na Tunísia em dezembro de 1970, é inspetor de segurança marítima e possui mestrado em Assuntos Marítimos pela NANTES (FRANÇA). Ele trabalhou para o Ministério dos Transportes da Tunísia como Diretor de portos responsável pela segurança e proteção dos portos. Ele atuou como consultor e palestrante na Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), na Academia Internacional de Segurança e Proteção Marítima e Meio Ambiente (IMSSEA) e na World Maritime University (WMU).

Ele também atuou como consultor e auditor líder dentro da Organização Marítima Internacional (IMO) sob o Esquema de Auditoria dos Estados Membros (IMSAS). Trabalha na Divisão de Segurança Marítima/Organização Marítima Internacional como Especialista em Segurança Marítima e Portuária desde 2019.

Administrador de empresas, foi Secretário de Fomento do Ministério dos Transportes no período de 2003 a 2006. Foi Diretor de Relações institucionais da Libra Terminais entre 2007 a 2009. Em seguida assumiu a Diretoria Executiva da Bram Offshore permanecendo até 2014. Há 7 anos, ele é Vice Presidente Executivo do Sinaval.

Professor Adjunto de Economia do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN) e Coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM). Economista (UFRJ), mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio) e doutor em Planejamento Energético (COPPE), foi professor da UFRJ, UERJ, PUC-Rio e FECAP em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Economia, Relações Internacionais e Defesa. Pesquisa economia do mar, governança do oceano, desenvolvimento sustentável, energia e integração regional.

Graduou-se na Escola Naval na turma de 1976, completou os cursos de Comando e Estado-Maior, Superior de Guerra Naval e Doutorado em Ciências Navais (Política e Estratégia Marítimas), todos eles na Escola de Guerra Naval. Completou também a Extensão Universitária em Análise de Sistemas na PUC-RJ, Graduação em Administração de Empresas, Mestrado em Economia Empresarial e a especialização executiva em Finanças Corporativas na London Business School, em Londres, Reino Unido.

Durante sua carreira, trabalhou em áreas relacionadas a finanças, logística e tecnologia da informação. Como Capitão-de-Fragata, serviu na Comissão Naval Brasileira na Europa exercendo a função de Chefe do Departamento de Finanças e Contratos; e, como Capitão-de-Mar-e-Guerra, foi o Comandante da Base de Abastecimento da Marinha no Rio de Janeiro, Diretor da Pagadoria de Pessoal da Marinha e Chefe do Gabinete da Secretaria-Geral da Marinha. Promovido a Contra-almirante em março de 2005, dirigiu a Diretoria de Finanças da Marinha e, em 2011, foi promovido a Vice-Almirante assumindo a Diretoria de Abastecimento da Marinha. Em abril de 2013 foi transferido para a reserva. De 2013 a 2017, foi Assessor Especial do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, atuando junto à Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, posteriormente assumindo o cargo de Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, de 2017 a 2018. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor-Presidente (Chief Executive Officer) da empresa pública “EMGEPRON – Empresa Gerencial de Projetos Navais”.

Vice-Almirante Renato Garcia Arruda é natural do Rio de Janeiro. Foi comandante da Fragata “Liberal”, do Navio-Escola “Brasil” e do Centro de Instrução Almirante Alexandrino. Atuou como assessor-chefe no gabinete do Comandante da Marinha, e como diretor no Centro de Inteligência da Marinha  e na Diretoria de Ensino da Marinha. Atualmente, é diretor na  Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Atual Diretor de Portos e Costas, o Vice-Almirante Salgueirinho possui longa e destacada carreira na Marinha do Brasil (MB) desde 1983, com
mais de 39 anos de serviço ativo. Possui larga experiência no desempenho de funções a bordo de navios da MB, tendo ocupado por diversas vezes os cargos de Comandante de Navio. Por duas vezes comandou Navios-Patrulha e também foi o Comandante do Navio-Escola da Marinha do Brasil. Além disso, também foi o Chefe de Operações e o Imediato do Navio Aeródromo “São Paulo”. 

Como Almirante, ocupou o cargo de Comandante da Força Tarefa Marítima da UNIFIL no Líbano e Comandante da 2ª Divisão da Esquadra. Como componente da Autoridade Marítima, ocupou o cargo de Capitão
dos Portos dos Portos do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é o Diretor de Portos e Costas, representante da Autoridade Marítima Brasileira.

Alte Lima Filho teve mais de 45 anos de serviço na Marinha do Brasil, nos quais exerceu importantes cargos, cabendo destaque para os de Comandante do Navio-Varredor “Araçatuba”, Comandante do Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, de Capitão dos Portos de Alagoas e de Capitão dos Portos do Rio de Janeiro. Como Almirante exerceu os cargos de Assistente da Marinha na Escola Superior de Guerra, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Subchefe de Organização e Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Comandante do 8º Distrito Naval e Diretor de Portos e Costas. Exerceu por 4 anos o cargo de Presidente do Tribunal Marítimo. Em abril deste ano foi indicado para o cargo de Diretor da ANTAQ, dependendo, ainda de marcação de sabatina no Senado Federal.


APOIO INSTITUCIONAL