• Post category:blog

O artigo “Clusters marítimos como instrumentos de alavancagem do desenvolvimento econômico e social: Uma abordagem sob a perspectiva das redes”, desenvolvido por Joilson Cabral e André Sochaczewski e publicado na Revista da Escola de Guerra Naval, trata da formação dos clusters marítimos e seus impactos estruturais. No texto, é evidenciada a forma como os ambientes micro e macro são capazes de moldar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (SWOT) as quais cercam as empresas. Torna-se relevante o molde de estratégias que possam impulsionar novos processos visando à inovação.

É ressaltada a importância de uma governança para o contínuo desenvolvimento das conexões entre as organizações. Os autores argumentam que a falta de governança na América Latina, em especial no Brasil, dificulta sua capacidade de competição e o processo de inserção do mercado doméstico no cenário internacional.

Os clusters apresentam a especificidade identitária de cada Estado/região, desenvolvendo assim, interesses mútuos que se convertem em integração. Desta forma, a existência de clusters impulsiona a economia e o desenvolvimento de forma sustentável através de atividades econômicas.

O artigo completo pode ser encontrado no link.