Cluster Tecnológico Naval

English EN Italian IT Portuguese PT

INOVAÇÃO

A inovação representa uma importante parte do desenvolvimento econômico, bem como de uma economia mais eficiente e competitiva. Acreditamos que novas ideias e projetos inovadores necessitam de grande apoio e estímulo, contribuindo, assim, para o crescimento econômico e para melhorias na vida da própria sociedade.

Guia de Oportunidades de Fomento para a Inovação

O Guia de Oportunidades de Fomento para a Inovação é um material desenvolvido pelo CTN-RJ com o objetivo de auxiliar aqueles que buscam apoio financeiro para seus empreendimentos na área de Inovação e Tecnologia. No guia são apresentadas as características das principais agências de fomento, de seus editais, além de quais tipos de empresas podem ser contempladas, bem como seus trâmites e informações para que o candidato melhor se adeque às suas exigências.

O Guia foi pensado como um material de consulta que esclareça e está disponível gratuitamente. Clique na imagem para baixar.

A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI) e tem por objetivo estimular o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Os investimentos disponibilizados pela agência podem contemplar desde projetos de microempreendedores até grandes empresas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi inicialmente criada pelo Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tendo como objetivo estimular a inovação tecnológica na indústria. Ambos os Ministérios compartilham o financiamento da organização, que atua em cooperação com instituições de pesquisa tecnológica e empresas.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em empresas, universidades e instituições, públicas e privadas, no Rio de Janeiro.