• Post category:blog

No dia 04 de março de 2022, foi publicada pelo site Valor Globo, a entrevista com Thauan Santos – professor doutor da Escola de Guerra Naval e coordenador do Grupo Economia do Mar – para o Prática ESG, o assunto a ser debatido na entrevista foi: “A economia do mar é a nova fronteira no século XXI”.

A entrevista teve como foco central a chamada “Blue Economy” (economia azul), tema que ainda é pouco comentado em território brasileiro. Apesar disto, é importante enxergar a necessidade de avanço no debate, já que o território brasileiro possui uma costa de quase 11 mil quilômetros de extensão, e que a década em sucessão foi nomeada como Década do Oceano (2021 – 2030) pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, que além de instituir sete metas para serem alcançadas até 2030, está promovendo uma propagação do tema pelo globo.

O convidado, Thauan Santos, foi um dos fundadores do Grupo Economia do Mar (GEM), no ano de 2019, e atualmente coordena o mesmo. De acordo com Santos, o tema ainda não possui um campo de estudo extenso no Brasil, sendo o Grupo Economia do Mar um dos poucos em território nacional. Além disso, a pós-graduação em que Santos leciona é a única em estudos marítimos no Estado brasileiro.

Thauan também, que também faz parte da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI, na sigla em inglês), frisa que os problemas de poluição marítima estão além de canudos ou sacolas plásticas ingeridos por espécies aquáticas, e para lidar com esses obstáculos são necessárias oportunidades de negócios, porém, o interesse por meios de combate sustentáveis ainda é ínfimo.

Na entrevista, Santos, evidencia o potencial do tema dentro do território brasileiro, afirmando que é importante que a capacidade da energia azul seja apresentada para empreendedores, para a difusão da aptidão do tema. É fundamental que o mar seja instrumento de políticas públicas em território nacional.

A matéria completa pode ser acessada no link.