• Post category:Notícias

Em 22 de Março, às 14 horas, o CTN-RJ realizou o seu VI Fórum de Debate, e o primeiro da Cluster Series de 2022, “Eficiência Energética: Desafios para o setor marítimo”. O evento ocorreu de forma híbrida, com os palestrantes presentes na sede da Associação e os espectadores online, pela plataforma Cisco Webex Meetings.

A primeira exposição, feita pelo CMG Raimundo Medeiros (Emgepron), destacou a importância da gestão de energia para a empresa, exibindo diferentes fontes renováveis de energia, como a eólica, gás e resíduos de lixo. A segunda apresentação, feita pelo Sr. Maurício Queiroz (TidalWatt Ocean Energy), buscou apresentar o conceito científico de energia corrente, que seria a energia gerada pelas correntes marítimas, e como sua empresa desenvolveu turbinas capazes de captar essa energia gerando eficiência energética. O custo para se fazer uma turbina que vá gerar energia através das correntes marítimas é bem menor que as turbinas eólicas que geram energia através dos ventos.

O terceiro palestrante, Sr. Daniel Lamassa (SEDEERI – Governo do Rio de Janeiro), destacou o potencial energético do estado, mostrando que mais de 60% da quantidade de gás nacional vem do RJ. Atualmente o estado tem duas rotas de escoamento deste gás e há planejamento para a construção de mais 3. Ademais, o RJ é o Top 3 lugares em se investir em energia eólica, o maior produtor de biogás e biometano do país e tem capacidade para expandir seu hidrogênio verde, entretanto sua produção é muito custosa.

Para maiores informações, é possível assistir ao vídeo no link.