• Post category:Notícias

No dia 21 de Junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) realizou a audiência pública cujo objetivo era discutir soluções para a ampliação da indústria naval, offshore e do setor de petróleo e gás no estado do Rio de Janeiro. O evento foi organizado de forma conjunta pela Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, representada por seu presidente, Dep. Waldeck Carneiro, e pela Comissão Especial de Indústria Naval, Offshore, Petróleo e Gás, contando com a presença do V Alte. Edesio Teixeira Lima Júnior, diretor-presidente da EMGEPRON, que apresentou a proposta do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro para o desenvolvimento econômico da região.

O Alte enfatizou a posição privilegiada do Rio de Janeiro em seu potencial de desenvolver atividades econômicas voltadas para a economia do mar, tendo condições para se tornar um dos principais pólos do mundo no setor. Estima-se que até 2030, a economia do mar apresentará valor agregado da ordem de US$ 3 Trilhões, vindo a representar 5% a 6% da economia global real.

O evento contou, também, com a presença de representantes das principais universidades locais, como o Prof. Segen Estefan da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prof. Fábio Passos, vice-reitor da Universidade Federal Fluminense, entre outras, sendo salientada a importância da participação da comunidade científica nas discussões a respeito do desenvolvimento econômico e tecnológico no estado. 

A audiência completa pode ser encontrada neste link.