• Post category:Notícias

No dia 18 de maio de 2022, em Florianópolis, com a presença do Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi realizada a cerimônia de abertura da 2ª SC EXPO DEFENSE. A feira promove o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID), estimula o ambiente de negócios e contribui para um contato mais próximo e de apresentação das temáticas à sociedade.

 Durante a realização da feira foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Pelo CTN-RJ, assinaram o Presidente do Conselho Administrativo, Dr Carlos Erane, o Vice-Presidente do Conselho Administrativo, Almirante Edesio Teixeira Lima Junior e o Diretor-Presidente , Almirante Walter Lucas da Silva, e pela FIESC, o Sr Mário Aguiar, Presidente da FIESC, e o Sr Carlos Augusto Olsen, Presidente do COMDEFESA da FIESC.

O Acordo de Cooperação entre a FIESC e o Cluster Tecnológico Naval prevê a execução de trabalhos ao longo de 6 meses, prorrogáveis por mais 6 meses, do intercâmbio de conhecimentos entre as referidas instituições. A partir desse Acordo, o Cluster Tecnológico Naval transfere à FIESC seus conhecimentos e experiências na organização e constituição de sua estrutura organizacional e de governança no setor marítimo regional, de forma a reproduzir o mesmo modelo no Estado de Santa Catarina. Em contrapartida, a FIESC transmite ao Cluster Tecnológico Naval seus conhecimentos e experiências relacionados à construção e consolidação do modelo de inteligência de mercado, ora materializado no que foi denominado “Observatório FIESC”.