• Post category:Notícias

No dia 21 de Outubro, o CAE (Centro de Análise Estratégica) juntamente com a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) promoveram o webinar “CPLP Azul: os oceanos de língua portuguesa como elementos de desenvolvimento sustentável”. O evento, transmitido pela plataforma Youtube, tinha como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas, e contou com a apresentação do vice-presidente do Conselho de Administração do CTN-RJ e Diretor-Presidente da EMGEPRON, o Vice-Almirante Edesio Teixeira Lima Jr.

Em sua fala, ele destacou as contribuições da EMGEPRON para a economia do mar bem com as estratégias já existentes no Brasil para o desenvolvimento do Setor Marítimo, tais como as “Estratégias Federais para o Desenvolvimento Brasileiro”, e o “Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040)”. Além disso, o mesmo revela a pretensão de se criar um HyperCluster Marítimo brasileiro (um conjunto de clusters como o CTN-RJ, pela costa de todo o Brasil), que possa ser governado de forma integrada e transversalizada. Ele frisa que a criação de mecanismos semelhantes a estes na CPLP, ajudaria no desenvolvimento da economia do mar e sociedade em mais locais.

O evento foi moderado pelo Professor Dr. Vinicius Mariano de Carvalho (Diretor do Kings’s Brazil Institute). Também fizeram exposições o Dr. Jorge Pais (Vice-Presidente da Confederação Empresarial da CPLP), que falou sobre a forma como a “vertente empresarial” serviria como um “cimento agregador” das atividades comerciais entre os países, e na habilidade de fazê-los competir internacionalmente; e o Sr. José Barata (Presidente da Associação Economia Azul), que relatou as iniciativas da associação junto aos municípios, escolas, comunidade local e empresas com intuito promover a mudança de mentalidade sobre atividades relacionadas aos oceanos.

É possível assistir todo o evento pelo link.