• Post category:Notícias

No dia 10 de novembro, em transmissão ao vivo, o CTN-RJ divulgou os produtos resultantes do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) – Reciclagem Naval. O evento para comemorar o 2° aniversário da associação, realizado em parceria com a FIRJAN, foi transmitido pela plataforma do YouTube e contou com diversas participações que enriqueceram o conhecimento sobre as questões do mar e a importância das atividades realizadas por esta recente instituição criada em 2019, o Cluster Naval.

Em sua abertura, o presidente em exercício da FIRJAN, Dr. Luiz Caetano, destacou o estado do Rio de Janeiro sediando quase 50% dos estaleiros do território brasileiro e sua atuação como o maior produtor de petróleo e gás no Brasil. Concomitante a este pensamento, Dr. Carlos Erane Aguiar, Vice-Presidente da Firjan e Presidente do Conselho de Administração do CTN-RJ, demonstrou admiração ao projeto e pelo seu intuito de gerar desenvolvimento, empregos, renda e tecnologia para a região por meio dos oceanos, afirmando que “O mar é a vocação natural do nosso estado”.

Em seguida, pôde-se contemplar a apresentação do projeto, nas falas do Diretor-Presidente da Emgepron, o Vice-Almirante Edésio Teixeira e do Comandante André Sochazewski, Coordenador do GTI, que destacaram a atividade de Reciclagem Naval, investimentos em setores econômicos e a condução de políticas públicas, como grandes oportunidades para a geração de empregos e de efeitos multiplicadores na economia. Além disso, foram expostos detalhes sobre a criação e a execução do projeto em si.

Foram prestadas também, falas da Deputada Estadual Célia Jordão, representando a ALERJ, sobre a proposta de legislação que permita o descomissionamento e desmantelamento de embarcações; do Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, José Luiz Zamith, representando o governador do estado do RJ Cláudio Castro, que destacou grande apoio estatal à iniciativa de desenvolvimento; e por fim, do Almirante de Esquadra Ilques Barbosa, que salientou como a atividade pode recuperar o estado do Rio de Janeiro economicamente e reerguer a sociedade.

O conteúdo integral do webinar encontra-se disponível no youtube através no link.