• Post category:Notícias

O Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro tem como visão ser uma referência de articulação ordenada e sustentável das atividades econômicas relacionadas ao mar. Em decorrência disto, vem influenciando positivamente outros estados a estabelecerem clusters tecnológicos navais em busca do desenvolvimento marítimo no país. Essa construção de uma rede de APLs em diferentes localidades do país colabora para o intercâmbio de conhecimento e de oportunidades entre empresas associadas.

Na última terça-feira do mês de maio (24), a FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte) e a EMGEPRON (Empresa Gerencial de Projetos Navais), uma das empresas fundadoras do Cluster Tecnológico Naval – RJ, apresentaram a iniciativa de criação do Cluster Tecnológico Naval no Estado do Rio Grande do Norte. O projeto é uma grande oportunidade para todas as empresas que atuam na cadeia produtiva do setor de Economia do Mar, em especial as associadas aos clusters, que poderão desfrutar de laços de cooperação nos pipelines estabelecidos.

A iniciativa é promissora e, de acordo com o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araujo, “O Cluster será uma associação de instituições, com o objetivo de discutir desafios, estratégias e soluções que ajudem a fortalecer a nossa pujante economia do mar”. Acrescentou que o principal objetivo do futuro Cluster Tecnológico – RN é articular possíveis colaborações para potencializar a exploração da economia do mar, além de possibilitar a criação de atividades que contribuem para investimentos e empregos, que também otimizam oportunidades para o estado. Da mesma forma, estudará o desenvolvimento conjunto de projetos de energia eólica offshore no Brasil, que aguardam licenciamento e regulamentação.

O evento contou com as presenças do presidente da FIERN, Amaro Sales de Araujo, do Diretor-Presidente da EMGEPRON, Almirante Edésio Teixeira, e do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira.