• Post category:Notícias

Associação responsável por reunir as empresas de diferentes segmentos relacionadas com a economia do mar, um cluster marítimo desempenha um papel importante para o desenvolvimento dos países.

Entretanto, engana-se quem imagina que o trabalho desta instituição tem ligação apenas com fatores econômicos. Afinal, a atuação de um cluster marítimo é muito mais abrangente, refletindo até mesmo em questões relacionadas com o meio-ambiente.

Dessa forma, é possível avaliar que um cluster marítimo funciona como uma balança, trabalhando para manter o equilíbrio sustentável entre os interesses das diversas empresas do setor e a geração de empregos em combinação com a preservação ambiental.

Consequentemente, auxilia de forma significativa em temas de grande relevância para uma nação, principalmente, em desenvolvimento, como o Brasil.

Por conta dessa importância, torna-se fundamental conhecer a atuação de um cluster marítimo, identificando os detalhes de seu papel para o desenvolvimento nacional.

Atuação de um cluster marítimo

Um cluster marítimo possui um papel estratégico para o desenvolvimento da Economia do Mar. Isso porque lida com diferentes demandas relacionadas com o tema, interagindo tanto com o setor privado quanto o público e a academia.

Apesar de agrupar empresas que atuam em diferentes atividades de produtos ou serviços, um cluster marítimo funciona como um intermediador, buscando os melhores caminhos para promover uma harmonia entre as diferentes ofertas e demandas, encontrando as melhores alternativas para o setor marítimo do país.

Para entender melhor, basta imaginar que uma instituição como essa agrupa empresas relacionadas com construção naval, pesca, petróleo e gás, transporte marítimo, tecnologia da informação e outras atividades transversais.

Isso significa conhecer e entender as diversas características e necessidades de cada elemento da cadeia produtiva, encontrando na sequência caminhos para contribuir da melhor forma possível com o grupo.

Maior representatividade

Um cluster marítimo funciona como um ambiente comum para ordenar os projetos dos seus associados junto aos importantes setores econômicos e políticos do país. Responsável por transportar boa parte das riquezas do país pelo mundo, o setor marítimo possui um importante papel para o desenvolvimento de uma sociedade.

Isso significa, também, promover ações para a preservação do meio ambiente marinho, evitando que as atividades desempenhadas causem impactos ambientais.

Nesse contexto, um cluster marítimo se torna no elo de ligação do setor com o poder público e também com representantes de diferentes setores da sociedade civil.

Além de auxiliar na formatação de políticas públicas, também tem a reponsabilidade de trazer para a mesa de debate assuntos atuais que possam impulsionar de forma ética e responsável o desenvolvimento da Economia do Mar.

Aliás, é necessário também, mencionar o papel de um cluster marítimo para o incentivo à pesquisa e, consequentemente, no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o aprimoramento dos diferentes atividades econômicas de uma forma sustentável.

Cluster marítimo no mundo

É importante lembrar que o cluster marítimo não é uma particularidade do Brasil. Afinal, existem instituições assim em todo o mundo. Apesar das semelhanças, cada uma apresenta suas particularidades.

Essas instituições também se relacionam, conectando diversas regiões e contribuindo para o comércio nacional e internacional, o que representa um ganho significativo para todos os envolvidos.

Por aqui, o Cluster Tecnológico Naval é a instituição que desempenha esse papel. Com uma ampla atuação, a instituição tem entre suas ações a promoção do debate dos principais assuntos relacionados à economia do mar, além de buscar um ambiente de oportunidades de negócios no país e exterior para suas empresas associadas.

A atuação de uma instituição assim também amplifica a capacidade de atração de investimentos para o setor, com a formatação de parcerias comerciais e, até mesmo, a interligação de empresas nacionais com grupos estrangeiros.

Assim, o Cluster Tecnológico Naval tem uma importante ligação com a construção de um futuro positivo para a Economia do Mar no país, demonstrando para toda a sociedade a relevância de se desenvolver o setor para a geração de empregos e para o desenvolvimento nacional.

Para o Brasil, a atuação do Cluster ajuda até mesmo na diversificação dos negócios, abrindo novas frentes de trabalho e reduzindo a dependência de determinados setores. Essa diversificação, aliás, amplia a resistência da economia nacional em determinados momentos econômicos mundias que podem impactar o País.

Portanto, é possível afirmar que o Cluster Tecnológico Naval impulsiona o desenvolvimento econômico do país. É o elo das diferentes empresas da Economia do Mar com diversos setores da sociedade, o que gera empregos e movimenta a economia e o progresso como um todo.