• Post category:Notícias

O VII Fórum de Debate do CTN-RJ “Futuro da Energia no Setor Marítimo Brasileiro: Desafios e oportunidades”, contou com um time de palestrantes composto por mulheres especialistas na área, sendo elas: Dra. Daniella Abreu (Diretora Executiva – Sapiens Park), Dra. Magda Chambriard (Assessora Fiscal – ALERJ) e Dra. Meg Montana (Gerente de Regulação – O&G / Descomissionamento 3R Petroleum); e Prof. Sabrina Medeiros (Universidade Lusófona) atuando como mediadora.

De acordo com a Dra. Daniella Abreu (Diretora Executiva- Sapiens Park), a transição energética para combustíveis menos poluentes, como o gás natural, de origem fóssil, além de ser renovável apresenta uma baixa emissão de CO2. No Brasil, as energias renováveis representam 46% da matriz energética do país, o que demonstra um avanço para iniciativas como a energia azul.

O resgate de atividades marítimas para o meio naval também foi tema abordado pela Dra. Magda Chambriard (Assessoria Fiscal da ALERJ). De acordo com a mesma, a indústria naval ainda é pouco demandada, mas apresenta grande potencial no que concerne a investimentos futuros em energia. Entretanto, é necessário uma melhor estrutura para aumentar a demanda e consequentemente o consumo de gás a ser utilizado diretamente nas atividades da indústria naval.

Para fechar o evento, a Dra. Meg de Luca (Gerente de Regulação- O&G – Descomissionamento 3R petroleum) apresentou os benefícios que a energia eólica offshore é capaz de trazer. Segundo a mesma, os recursos eólicos offshore têm uma tecnologia diferente da onshore, sendo a utilização final o maior diferencial. A integração com a indústria de petróleo e gás propõe um estímulo ao seu crescimento e uma troca de expertise pensando na redução de custos.

O evento na íntegra pode ser encontrado no link.