• Post category:Notícias

Além de seus incontáveis recursos naturais encontrados na fauna e flora brasileira, a importância do mar tem se tornado cada vez mais relevante levando-se em consideração o potencial econômico existente por meio do comércio internacional através do uso do modal hidroviário no transporte de mercadorias, como também pela exploração de recursos naturais encontrados no oceano.

A Amazônia Azul é um termo utilizado, segundo o Portal Amazônia (2021), para caracterizar a costa do território brasileiro que abriga “mais da metade do território terrestre e com uma extensa biodiversidade de vida marinha que abriga espécies só existentes aqui […]”. Pensando na maior exploração do potencial da economia azul do Brasil, no dia 17/05 (terça-feira), foi anunciada uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e a Marinha do Brasil para a análise e estudo desse espaço.

Segundo Gustavo Montezano (2022) , CEO do BNDES, esse mapeamento irá cobrir primeiramente a análise da chamada “Região Marinha Sul, composta pelos litorais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”. O futuro desdobramento desses estudos demonstra a importância da economia do mar, composta por atividades turísticas, pesca e pelo potencial energético do país, para o desenvolvimento do potencial brasileiro como um mercado que explora e oferta internacionalmente insumos ofertados pelo setor marítimo, levando-se em consideração o fato de que a área denominada Amazônia Azul é caracterizada por abrigar 95% de todos os processos de trocas comerciais e 90% das reservas de petróleo e gás nacionais.